Inovações tecnológicas aeroespaciais no Brasil

Compartilhe:

Quanta inovação e tecnologia existe no polo tecnológico de São José dos Campos, com muitos avanços incríveis no mundo da ciência aeroespacial e de defesa.

Tive o prazer de visitar a região e pude conhecer a quantidade de tecnologia e respectivo valor agregado em soluções de hardware e software que é criada aqui no Brasil nesse segmento, em uma empresa de soluções aeroespaciais e de defesa.

Para ter uma noção, tentem imaginar o quanto é preciso de avanço e precisão para criar sensores e controladores que permitam que foguetes façam voos autônomos de algumas centenas de quilômetros. Nas fotos uma dessas "caixinhas mágicas" controladoras de voo.

Foi bem interessante ver as diferenças e desafios adicionais que existem para criar esse tipo de solução, que além dos aspectos “digitais”, possuem todo um lado “analógico” para ser tratado e considerado nos algoritmos (eles precisam considerar o magnetismo e rotação da Terra, vibração e intempéries no foguetes, ou mesmo interferências e falhas na transmissão de dados por questões atmosféricas ou interferência solar).

Foi igualmente muito legal poder ver de perto um caça AMX, que eu sempre gostei e por alguma razão acompanhei quando criança por conta da história de cooperação com a Itália no desenvolvimento dele!

Refletindo sobre esse tour, pensei sobre o fato de que temos o hábito de comentar sobre o vale do silício, os ecossistemas de fintechs e por aí vai.

Mas muitas vezes deixamos passar batido um ecossistema de tecnologia e inovação que já existe há algumas décadas aqui pertinho, em São José dos Campos!

Embraer, INPE, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA além de uma enorme quantidade de empresas, laboratórios e "startups" envolvidas em toda a cadeia de valor aeroespacial floresceram e seguem crescendo por lá.

Fiquei impressionado e orgulhoso por ver com meus próprios olhos que existe sim espaço para inovação e tecnologia de ponta também aqui no nosso Brasil!

E apenas por curiosidade, dado o próprio tema aeroespacial, deixo aqui o link para um posto que havia feito há algum tempo atrás sobre uma análise da própria McKinsey sobre o tamanho do mercado que existe nessa área e o enorme salto comercial dados nas últimas décadas nesse mercado:

"The costs for heavy launches in low-Earth orbit (LEO) have fallen from $65,000 per kilogram to $1,500 per kilogram (in 2021 dollars)—a greater than 95 percent decrease".

The IT Framework

O conteúdo apresentado neste website, incluindo o framework, é protegido por direitos autorais e é de propriedade exclusiva do CIO Codex. Isso inclui, mas não se limita a, textos, gráficos, marcas, logotipos, imagens, vídeos e demais materiais disponíveis no site. Qualquer reprodução, distribuição, ou utilização não autorizada desse conteúdo é estritamente proibida e sujeita às penalidades previstas na legislação aplicável

E-book CIO Codex

E-book CIO Codex

Introdução ao CIO Codex Framework com visão clara e objetiva.

⬇ Download direto em PDF Acessar página do e-book
Livro CIO Codex

Livro CIO Codex

20 anos de prática em TI aplicados ao framework do CIO Codex.

Ver página do livro
Assinatura Premium

Assinatura Premium

Acesso total ao framework, comunidade e conteúdos exclusivos.

Assine agora!

Ver tópicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Close

Criando novo conteudo do framework

Faça sua Pesquisa

Seu Artigo foi enviado!

Obrigado pela contribuição! seu artigo será analisado e em breve estará disponível para o Público.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossos termos de uso
Ativar notificações OK Não obrigado