É preciso entender que a cloud também pode ficar fora do ar

Compartilhe:

O nível de serviço disponibilizado pelos provedores de cloud tende a ser (bem) superior à média usualmente encontrada em empresas com plataformas on premises, mas ainda assim não é imune a falhas, e exemplos disso aparecem de tempos em tempos, como é o caso da Oracle.

Em fevereiro, a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) teve uma interrupção de mais de 48 horas, o que dificultou a usabilidade dos produtos da empresa nesse período, afetando a rotina de milhares de clientes ao redor do mundo com falhas em servidores e instâncias.

Fica, mais uma vez, claro que os serviços cloud não são imunes à falhas ou indisponibilidades.

E isso tem que ser considerado como uma premissa de largada.

Por isso, é relevante pensar em arquiteturas de cloud híbrida, ou mesmo multi cloud (embora para essa última muito tem sido dito e percebido quanto aos contras da complexidade de desenvolvimento e operação), ou mesmo explorar os demais recursos providos pelos próprios vendedores, com ressalvas de acordo com cada indústria e suas respectivas regulações.

Muitas empresas já foram para cloud, muitas outras já foram e resolveram voltar para on premises. Muitas ainda estão avaliando e decidindo o que fazer e no máximo avançaram com soluções de clouds internas ou híbridas.

Muitas apostaram no single sourcing e criaram soluções umbilicalmente "acopladas" com os serviços nativos providos pela plataforma cloud de sua escolha e capturaram valor por entregar soluções mais "simples" e com maior velocidade, além de também capturarem valor por eventuais acordos de "exclusividade" com o provedor cloud.

Outros apostaram em criar soluções mais "agnósticas" e assim promoveram a sua portabilidade e interoperabilidade entre provedores distintos em modelo multi cloud, e por sua vez, capturam valor pela maior resiliência e poder de barganha ao ter mais de um provedor competindo pelo seu workload.

Ainda nesse sentido, sob a ótica do que virá pela frente, acho que vale colocar na equação as questões regulatórias (competitividade e abertura de mercado) e geopolíticas (disputas de grandes blocos quanto a soberania de dados e exigências de interconectividade e portabilidade).

Eu sou do time que acha que o mundo cloud amadureceu muito nos últimos 5 anos e não existe um modelo único "one size fits all".

Vai depender das particularidades, necessidades e contexto de cada organização.

Embora, para não ficar em cima do muro, eu sou mais favorável a ter um provedor prioritário e desenvolver utilizando seus recursos e serviço nativos.

E para você, qual a melhor estratégia e direcionamento de arquitetura, de acordo com o que temos hoje?

Matéria completa da Computerworld abaixo:

https://www.networkworld.com/article/971943/oracle-outages-serve-as-warning-for-companies-relying-on-cloud-technology.html

The IT Framework

O conteúdo apresentado neste website, incluindo o framework, é protegido por direitos autorais e é de propriedade exclusiva do CIO Codex. Isso inclui, mas não se limita a, textos, gráficos, marcas, logotipos, imagens, vídeos e demais materiais disponíveis no site. Qualquer reprodução, distribuição, ou utilização não autorizada desse conteúdo é estritamente proibida e sujeita às penalidades previstas na legislação aplicável

E-book CIO Codex

E-book CIO Codex

Introdução ao CIO Codex Framework com visão clara e objetiva.

⬇ Download direto em PDF Acessar página do e-book
Livro CIO Codex

Livro CIO Codex

20 anos de prática em TI aplicados ao framework do CIO Codex.

Ver página do livro
Assinatura Premium

Assinatura Premium

Acesso total ao framework, comunidade e conteúdos exclusivos.

Assine agora!

Ver tópicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Close

Criando novo conteudo do framework

Faça sua Pesquisa

Seu Artigo foi enviado!

Obrigado pela contribuição! seu artigo será analisado e em breve estará disponível para o Público.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossos termos de uso
Ativar notificações OK Não obrigado