A camada Solution Engineering é essencial no CIO Codex Capability Framework, pois ela lida com a gestão de projetos de TI tanto sob uma ótica tradicional quanto ágil, integrando cerimônias e conceitos como PI Planning e Agile Release Train, materializando a entrega, manutenção e evolução das soluções.
Nesta camada, um dos focos é manter uma abordagem de Application Ownership eficaz que preserve o conhecimento histórico dos sistemas, enquanto proporciona suporte contínuo e atualizações tecnológicas.
Faz parte, também, a gestão do ciclo de vida das aplicações, garantindo a devida atenção às atualizações, tratamento de obsolescências, assim como eventuais desativações dessas soluções quando da chegada do final da sua vida útil.
Ela é responsável por garantir uma entrega eficiente de projetos e produtos, desde a fase de UX Design até a realização dos testes de User Acceptance Testing (UAT), passando pelo design da solução, automação de testes e planejamento de implantação.
A engenharia de soluções também busca promover a automação para aumentar a autonomia dos desenvolvedores, incentivando a implementação de pipelines de DevSecOps, assegurando, assim, qualidade e produtividade no desenvolvimento de soluções.