Racional para os Critérios de Níveis de Maturidade

image_pdf
image_pdf

Ao longo de todo o CIO Codex Framework, nas suas três principais partes (Why, How e What) assim como em diversos dos seus subtópicos, foi muito comum a geração de critérios para a avaliação da maturidade.

Isso ocorreu para diversos tipos de temas e assuntos, como áreas funcionais, diretrizes corporativas, competências, práticas, disciplinas, tecnologias, papéis, dentro outros.

O objetivo primordial foi buscar prover alguma régua conceitual a qual cada um e cada organização possa se localizar e assim tangibilizar o quanto já evoluiu ou o quanto ainda pode evoluir sob uma ótica de maturidade.

Dado que o conceito de avaliação de maturidade muitas vezes é mais associado para a processos e o CIO Codex Framework buscou extrapolar o seu uso para outros tipos de temas, este texto visa esclarecer o racional por trás dos Critérios para Avaliação de Maturidade adotados.

O objetivo é prover uma compreensão clara dos padrões e métricas utilizados para avaliar o progresso e a maturidade de cada tema utilizando um modelo inspirado no Capability Maturity Model Integration (CMMI), mas com adaptações específicas uso utilizado aqui.

Vale destacar logo de largada, que para fins de simplificação, foi estabelecida uma escala de cinco níveis para medir a maturidade, e esses níveis são: Inexistente, Inicial, Definido, Gerenciado e Otimizado.

A clarificação dos critérios de maturidade é essencial para garantir que aqueles que venham a fazer uso desses critérios possam compreender como cada tema do CIO Codex Framework foram avaliados e o que é necessário para alcançar o próximo nível de maturidade.

Embora o modelo utilizado seja inspirado no CMMI, optou-se por essa escala de cinco níveis para prover uma análise com uma gradação ajustada, melhor adaptada à realidade dos conceitos tratados nesse framework.

Esta abordagem permite identificar mais claramente áreas de melhoria e sucessos, além de alinhar as estratégias de TI com os objetivos de negócio mais amplos.

Ao estabelecer critérios claros e bem definidos para a avaliação de maturidade, buscou-se promover um entendimento uniforme dos diversos temas tratados no CIO Codex Framework e facilitar o caminho para melhorias contínuas.

Estes critérios não apenas orientam nossas equipes no desenvolvimento e na implementação de práticas de TI eficazes, mas também ajudam a alinhar os temas de TI com as metas estratégicas de toda a organização.

A seguir são explorados os conceitos gerais utilizados para gerar os critérios de avaliação de maturidade em cada um dos cinco níveis.

The IT framework

O conteúdo apresentado neste website, incluindo o framework, é protegido por direitos autorais e é de propriedade exclusiva do CIO Codex. Isso inclui, mas não se limita a, textos, gráficos, marcas, logotipos, imagens, vídeos e demais materiais disponíveis no site. Qualquer reprodução, distribuição, ou utilização não autorizada desse conteúdo é estritamente proibida e sujeita às penalidades previstas na legislação aplicável

Subtópicos de Racional para os Critérios de Níveis de Maturidade

Menu Close
Faça sua Pesquisa

Seu Artigo foi enviado!

Obrigado pela contribuição! seu artigo será analisado e em breve estará disponível para o Público.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossos termos de uso
Ativar notificações OK Não obrigado