Aqui está uma área com muito a ser explorado, tanto em iniciativas internas de IT, quanto no uso aplicado nas necessidades do business, o que foi muito bem abordado nessa matéria da CIO Online:

https://www.cio.com/article/408213/it-enters-the-era-of-intelligent-automation.html

Seja em iniciativas já conhecidas mas que ainda não foram priorizadas e implementas, seja em iniciativas que sequer foram vislumbradas ainda!

Creio que em grande parte, com exceção das big techs, ainda estamos apenas começando a entender as possibilidades de uso de AI / ML / Bots e RPA nos casos de uso reais do dia a dia.

E se não bastasse ainda não termos uma visão clara e aterrizada das possibilidades, a cada dia as tecnologias por si só evoluem sem parar, ampliando ainda mais o gap para com as oportunidades ainda não conhecidas!

Pensando um pouco nas dores da implementação do dia-a-dia, ao menos baseado do que já vivi, se quisermos realmente colher benefícios reais e crescentes com AI / ML e afins, não adianta apenas investir ad-hoc em iniciativas esparsas (só “molhando os dedinhos do pé”).

É preciso na verdade “mergulhar de cabeça”, criar um time focado (se esforçando ao máximo para manter a estabilidade e perenidade da equipe) que vai explorar, aprender, testar, errar, acertar e finalmente escalar no uso dessas tecnologias, tudo isso com interação direta e constante com o business, para ser capaz de capturar e atuar sobre problemas reais do dia-a-dia.

Por algum tempo possivelmente será mais um laboratório para encubação de ideias até se tornar uma fábrica de inovação com produção em escala.