Vale a leitura dessa matéria da CIO Online sobre a importância do alinhamento entre a tecnologia e as finanças das organizações:

https://www.cio.com/article/406742/spelling-out-the-need-for-cfos-and-cios-to-speak-the-same-language.html

E creio que serve como maus um ótimo exemplo do quão amplo é o espectro de skills e formações requeridos em uma área de IT (nem só de devs se faz a tecnologia).

Destaco abaixo alguns dos grandes desafios do dia a dia nas organizações:

  1. Como classificar a natureza de custos/investimentos quanto à sua natureza de propósito do que está sendo desenvolvido?
  2. Como estimar o efetivo valor de resultado esperado a partir de uma dada iniciativa?
  3. Como priorizar e fazer as melhores escolhas dentre tantas ideais e iniciativas possíveis dentre tantas naturezas de propósitos e de valores de resultados?
  4. Como demonstrar e mensurar o verdadeiro valor dos benefícios capturados pós implantação das iniciativas para retroalimentar e evoluir o modelo?
  5. Como fazer a gestão e governança financeira e orçamentária de times cada vez mais multidisciplinares, com alocações full ou on-demand?
  6. Como adequar o conceito de “ativação contábil” dos softwares desenvolvidos quando as linhas ficam cada vez mais tênues entre o que é novo x evolução, capex x opex?
  7. Como fazer tudo isso bem com o desafio adicional de “desprojetizar” algumas iniciativas ao utilizar squads ágeis na linha de workstreams de entrega contínua?